Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2014
De Tirteu, poeta espartano arcaico do século VII a.C., restaram-nos apenas poemas elegíacos fragmentários. Seus fragmentos dividem-se entre aqueles que narravam a história e os preceitos espartanos, instituídos por reis descendentes dos deuses, e aqueles que exortavam a uma moralidade guerreira que privilegiava a morte heroica em combate e condenava a fuga. Este trabalho consiste na tradução integral e no comentário desses fragmentos remanescentes, analisando a constituição do gênero elegíaco e seus contextos de performance no período arcaico grego (séculos VII-V a.C), bem como a relação entre a poesia de Tirteu e a tradição épica grega.
Minha dissertação de mestrado defendida na Universidade de São Paulo em dezembro de 2012. Foi revisada e ampliada para o livro "As Elegias de Tirteu: Poesia e Performance na Grécia Arcaica", publicado em 2014.
Maria Aparecida de Oliveira; Fábio Vergara Cerqueira (orgs.) Estudos sobre Esparta. Pelotas: EdUFPel
A retórica dos filhos de Héracles: apontamentos sobre poesia e sua ocasião de performance na Esparta Arcaica (pp.17-28)2019 •
Minha tese de doutorado, defendida em 2017. É um estudo sobre poemas da Teognideia que procurou identificar traços compositivos que reforçassem a tese de que a performance da elegia seria exclusivamente voltada para o simpósio. A versão ainda carece de revisões pontuais para uma futura publicação.
Partindo do pressuposto de que há um vínculo inequívoco entre a poesia elegíaca do período arcaico (século VII-VI a.C) e o contexto social que a determina, este texto propõe-se a uma breve análise de passagens de Calino e Tirteu, e mais especificamente do fragmento 1 W de Calino.
Revista Gaîa, Matheus Ely Cordeiro de Lima Vieira Pessoa e Victor Eduardo Souza Campos
EXPERIMENTOS COM POESIA E PERFORMANCE: A MÉLICA CORAL GREGA ANTIGA2019 •
PRODUTO DE EXTENSÃO
Plutarco entre Mundos: Visões de Esparta, Atenas e Roma
Esparta e os Oráculos: Uma Leitura Plutarquiana5 lines Keywords: 3 to 6.
Nuntius Antiquus
A arkhé da poesia e do drama na Poética de Aristóteles2019 •
A Poética de Aristóteles é uma obra fundamental para a compreensão do desenvolvimento da poesia e da filosofia entre os herdeiros da tradição helênica, constituindo um momento especialmente fecundo da reflexão filosófica sobre a arte poética. Após situarmos o contexto intelectual de sua produção, pretendemos avançar uma série de considerações sobre a importância assumida pela noção de arkhḗ ("origem; princípio; poder") da poesia e do drama no interior da argumentação aristotélica a fim de compreendermos as razões que podem tê-lo levado a se contrapor a alguns dos mais radicais posicionamentos presentes na obra de Platão no tocante à poesia. Para isso, efetuaremos uma leitura cerrada do texto da Poética, enriquecendo-a com uma abordagem intertextual e guarnecida por estudos especializados, e proporemos ainda interpretações pontuais de trechos especialmente obscuros (como é o caso da célebre passagem sobre a origem ditirâmbica da tragédia). Palavras-chave: poética antiga; filosofia antiga; drama antigo; Aristóteles; Poética.
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos
Éros Pederástico, Elegia Grega ArcaicaEste artigo discute os poemas explicitamente homoeróticos de Sólon (frs. 23, 24 e 25) e Simônides (frs. 21, 22), a fim de identificar como se dá a representação da pederastia na elegia grega arcaica.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
CODEXRevista Discente de Estudos Clássicos
Elegia Marcial E Ocasião De Performance2010 •
Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios
Eneias a nordeste de Cartago: a poesia latina traduzida para o cordel2019 •
Revista Desassossego
Prática Poético-Narrativa Em Torno De Orpheu2016 •
Revista Scripta Uniandrade
Poesia e performance como transformação do outro em Curare2022 •
2000 •
6º Encontro Internacional de Grupos de pesquisa: “Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia & Realidades Mistas”: Lugares da Experiência
Poéticas Artisticas e Poéticas Espetaculares