Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento que pretende explicitar a posição dos Sofistas, especialmente Protágoras e Górgias, a respeito da discussão entre physis (a natureza cuja ordem independe da ação humana) e nómos (a convenção que está relacionada diretamente às decisões humanas), e a maneira pela qual esta discussão incidiu na definição de um novo ideal de formação humana amparado pela retórica. Ao questionarem a pretensão da filosofia em conhecer a verdade última das coisas, os Sofistas afirmaram que as doutrinas ou teorias dependem do que os homens consideram correto; a consideração de que a physis não pode ser fonte de valores permitiu o surgimento do conceito de uma natureza humana que pode ser aprimorada por meio da educação, contradizendo a ideia de um sangue divino como justificativa para educar somente os melhores cidadãos. A educação preconizada pelos Sofistas buscava formar por meio da retórica, tornando o homem capaz de lidar com o mundo sensível, produto do humano, uma vez que o lógos serve de instrumento para aperfeiçoar a natureza humana e integrar o homem na vida social.
Neste artigo proponho uma reflexão sobre um ensaio produzido pelas alunas do Polo de Ensino a Distância localizado em Porto Alegre, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, no âmbito do Programa Nacional Escolas de Gestores em Educação Básica, vinculado à Secretaria da Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC). Mais exatamente abordarei uma atividade dissertativa da Sala-ambiente Aprendizagem Escolar e Trabalho Pedagógico (AETP) integrante do currículo do Curso. Foi proposta a escrita de um ensaio tendo como mote as seguintes questões: Qual o papel do Coordenador Pedagógico no estímulo do professor-pesquisador? E, que tipo de ações ele pode criar enquanto gestão dos processos de aprendizagens ou de educação permanente? No entanto, antes de tratar sobre a escrita das alunas é necessário justificar a escolha feita. Por que tal atividade é mais significativa em detrimento de tantas outras formuladas, postadas e respondidas pelas cursistas? Cabe, então, defender a opção tomada e apresentar, em linhas gerais, o planejamento deste componente curricular, uma vez que a abrangência da questão proposta implica numa compreensão do objetivo geral da Sala AETP, ao mesmo tempo em que sugere caminhos para enfrentar o desafio do exercício da coordenação pedagógica na escola contemporânea.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Jornal de Políticas Educacionais
O GRÊMIO ESTUDANTIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-ALAGOASVII SEMINÁRIO RITe GRUPO DE PESQUISA CNPq REPRESENTAÇÕES: IMAGINÁRIO E TECNOLOGIA
O TEMPLO DE HERA EM AGRIGENTO E A SUA CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA DÓRICA, p. 46-48, 2021.2021 •
Jornal de Políticas Educacionais
Notas sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional – GREPPE2013 •
Revista Científica Educ@ção
EaD COMO CONTRIBUIÇÃO POSITIVA PARA INCLUSÃO SOCIALDiálogo das Letras
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O DISCURSO DE AMANDA GURGEL2013 •
Revista Estudos Teológicos
ESBOÇO TEÓRICO PARA UMA SOCIOLOGIA DO MOVIMENTO DE JESUS A PARTIR DA TESE DE GERD THEISSEN2018 •
Estudos Teologicos
TEORIA DO APEGO E APEGO A DEUS NO ACONSELHAMENTO ESTUDO DE CASO2020 •
Revista Virtual de Letras
O GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO E A CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DO DIREITO: AS PRIMÍCIAS DE UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA2016 •
Conexões Parciais - Revista Digital de Antropologia e Filosofia
COMPLEXIDADE E ‘EVENTO PESSOAL’ NA SOCIEDADE GREGA: ARISTODAMOS, O COVARDE